segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

História do Espartilho

Neste meu começo, vou escrever um texto sobre uma peça íntima feminina usada há alguns séculos atrás e que depois de idas e vindas voltou a ser moda, o espartilho. É claro que sua estrutura e formato não são como antigamente. O que era rígido, afrouxou. O que era difícil para vestir, facilitou e o que era indispensável para as mulheres continua sendo até hoje, a sua sensualidade.

O espartilho ou corset, como preferirem, surgiu por volta do século XVI para valorizar as formas do corpo e sustentar o busto feminino, já que naquela época não existia o sutiã, deixando a mulher com uma grande elegância. Era uma peça estruturada por barbatanas metálicas e cansativas amarrações nas costas.
O desuso do espartilho veio com a Primeira Guerra Mundial, pois sem os homens por perto, as mulheres eram as encarregas de fazer o serviço no campo e com isso o espartilho já não era mais visto como a peça principal para o dia-a-dia. Toda a elegância da mulher conquistada junto com o espartilho era substituída pela necessidade do conforto para trabalhar.

Em 1947, os espartilhos saíram do guarda-roupa e passou a ser moda novamente e isso somente ocorreu por causa do "New Look" de Christian Dior, que mais uma vez valorizava o busto e a cintura final.
Quase cinqüenta anos depois, no início dos anos 90, grandes estilistas como Gianni Versace e Jean-Paul Gaultier lançaram em suas coleções novos espartilhos com modificações, e dessa vez com uma visão futurista, sendo estes criados para serem usados por fora, para serem mostrados.
De lá pra cá somos testemunhas do quanto essa visão futurista dos estilistas gerou grandes criações com os espartilhos. Grandes, pequenos, amarrados, com zíper, grosso, fino, colorido, com fitas e continuam mudando. Filmes e cantoras serviram de inspiração para muitas mulheres que até então tinham um pouco de receio em usar uma peça íntima para fora, como por exemplo, Madonna, que aparece belíssima em seus clipes usando apenas o espartilho como blusa. Também não podemos esquecer do filme Moulin Rouge, estreado em 2001, em que atriz Nicole Kidman atua com espartilhos provocantes, inspirando cada vez mais a moda entre as mulheres.

Espero que tenham gostado.

Abraço

Aladim

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Material para Corset

Ola pessoal

Estou começando a postar hoje mais logo logo vou colocar materias interessantes, pois estou pesquisando sobre o assunto a alguns anos.
Estou aqui para tirar todas as duvidas e dar muitas dicas de onde encontrar materiais para confeccionar seu corset, espartilho ou afins. Tenho um grande conhecimento na área pois trabalho com isso a muitos anos, posso dar dicas de onde comprar, o material metálico que sempre terão que usar como tambem onde encontrar tecidos, fitas enfim tudo que precisa para confeccionar sua peça.

Espero que gostem, qualquer duvida ou sugestão é só postar

Abraço
Aladim